ARTIGOS

05 de novembro,2012Marcos Valério – o homem bomba quer contar mais

– Operador do mensalão, o empresário Marcos Valério é um jogador. Parece ser capaz de qualquer coisa para se dar bem no final. Agora luta para não sair muito mal da história.

– Condenado a quarenta anos de prisão resolveu falar mais uma vez ao Ministério Público. E disse coisas bastante graves: que o ex-presidente Lula foi chantageado por criminosos envolvidos com o assassinato do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, em 2002.

– Marcos Valério disse também que tinha detalhes comprometedores sobre a participação do ex-ministro Antonio Palocci na arrecadação de recursos para o caixa do PT e informações sobre a origem do R$ 1,7 milhão apreendidos pela Polícia Federal no escândalo do dossiê dos aloprados, durante a campanha eleitoral de 2006.

– Chama-se Ronan Maria Pinto a pessoa acusada de chantagear Lula, e também o chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho no caso do assassinato de Celso Daniel. Renan é apontado pelo Ministério Público como integrante de um esquema de cobrança de propina na prefeitura da cidade do ABC paulista.

– De acordo com a revista Veja, Valério foi procurado por petistas para pagar o dinheiro da chantagem, mas teria se recusado a colaborar. Segundo ele, quem teria ficado com a missão seria um amigo pessoal de Lula, que utilizou um banco não citado no mensalão.

– No depoimento, o empresário ainda mencionou outras remessas de recursos para o exterior, além das que foram feitas para o publicitário Duda Mendonça, que trabalhou na campanha de Lula em 2002 e foi absolvido pelo Supremo no processo do mensalão.

– A essas novas declarações de Valério ao Ministério Público é preciso somar a acusação feita em setembro pelo empresário de que o maior comandante do mensalão teria sido o ex-presidente Lula. “Só não sobrou para o Lula porque eu, o Delúbio e o Zé (Dirceu) não falamos. Lula era o chefe”, teria afirmado a Valério.

– Outra pessoa que lançou a tese de que o ex-presidente do PT, José Genoíno, e José Dirceu agiram para proteger Lula foi a própria ex-esposa do ministro. “Eles estão pagando pelo Lula. Ou você acha que o Lula não sabia das coisas, se é que houve alguma coisa errada?”, afirmou a primeira mulher de Dirceu, Clara Becker.

– O depoimento de Valério à Procuradoria foi dado na tentativa de conseguir uma delação premiada, mecanismo jurídico no qual alguém que é investigado pode se beneficiar colaborando com a Justiça. O empresário também pediu proteção policial.

  • ·        Os ministros do STF já estudam a possibilidade de reduzir a pena de Valério. Hoje noEstadão: http://migre.me/bAsMH

– Frente a mais essas revelações os petistas responderam com o de sempre: desqualificaram o empresário. Disseram que se tratam de manobras de uma pessoa desesperada com a perspectiva de ficar tantos anos atrás das grades.

– Mas independente de que esteja falando a verdade ou mentira, algo é certo: ninguém melhor do que Marcos Valério para esclarecer o que exatamente ocorreu nesse ainda obscuro escândalo de corrupção analisado nos últimos três meses pelo Supremo Tribunal Federal.

– O contra-ataque cínico que os petistas fazem contra quem quer esclarecimentos sobre essa série de crimes é dizer que esse pedido de mais investigações não tem o respaldo das urnas. Além de, no fundo, considerar o eleitor como conivente com o desvio de dinheiro público, o PT considera que a aprovação popular limpa a barra de políticos que tem contras a prestar na justiça. É uma distorção crassa.

– A democracia moderna não é apenas a vontade do povo simplesmente. É a vontade do povo mediada pelas leis e instituições. E caso haja algum conflito, prevalecem as leis. A função das instituições é, entre outras, proteger os derrotados nas urnas de eventuais tiranias da maioria e os mais fracos da tirania das minorias fortes.

– Frente a essa batalha do PT contra as instituições, bom lembrar o recado de Salvador. Elegeu o Democratas, partido que por conta própria exigiu a saída de seus integrantes envolvidos com improbidade. E sempre defende qualquer tipo de investigações.  Conte tudo o que sabe, Marcos Valério!

Fonte: Assessoria de Imprensa do DEM

VOLTAR